Enkyo promove I Fórum sobre envelhecimento

19/10/2018

A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo realizou no dia 19 de outubro de 2018 o I Fórum Enkyo de entidades de assistência social da comunidade nipo-brasileira no prédio sede da Beneficência, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Idealizado pelo Diretor-Presidente da Enkyo Akeo Uehara Yogui e pelo Diretor Vice-Presidente e também Presidente da Comissão de Serviço Social Akinori Sonoda, o fórum contou com a participação de diversas autoridades e especialistas atuantes da área.

A abertura do evento foi composta pelo Diretor-Presidente da Enkyo, Akeo Uehara Yogui, pela Vice-Presidente da Bunkyo, Teruko Kanetsugui, pelo Representante Sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Hiroshi Sato, pelos representantes do Consulado Geral do Japão em São Paulo: o Cônsul Geral Adjunto, Akira Kusunoki e o Cônsul Diretor Geral do Departamento Consular, Satoshi Morita.

O fórum, que teve como tema central o Envelhecimento dos imigrantes japoneses e seus descendentes, oportunizou a troca de experiências e conquistas entre as entidades assistenciais da comunidade nipo-brasileira voltada para o planejamento do atendimento aos idosos. Durante o evento o público pode apreciar subtemas como o “Envelhecimento dos imigrantes japoneses: como a comunidade nikkei se prepara” tratado pela Gerontóloga da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, Paula Akemi Nagai Costa; “Desmitificando a institucionalização do idoso” abordado pela Coordenadora do Curso de Graduação em Gerontologia da Universidade de São Paulo (USP), Profª Dra. Yuka Sato Chubaci; “O processo de envelhecimento e causas da mortalidade da população nikkei e não nikkei” exposto pelo Médico Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e responsável técnico da Casa de Repouso Akebono, Dr. Marcel Hiratsuka e “Assistência aos idosos no Japão” compartilhado pela Voluntária Sênior Nikkei da Jica, Mitsuko Hasegawa.

No tópico dirigido às instituições, intitulado de “Instituições assistenciais da comunidade nikkei e desafios”, participaram representantes das principais entidades assistenciais que comentaram acerca da dificuldade e os desafios enfrentados na atualidade. Entre eles esteve o Secretário-Geral da Kibo-no-Iê, Danilo Fujita, o Presidente da Kodomo-no-Sono, Andre Korosue e o Presidente do Ikoi-no-Sono, Sunao Sato.

Participaram 90 pessoas segundo os organizadores do evento.

Fotos


Compartilhe: