CCI Enkyo entrega certificados a alunos da 9ª turma de informática

14/07/2017

Foi com sentimento de alegria e gratidão que os idosos receberam, na manhã do dia 14 de julho, os certificados de conclusão do Curso de Informática ministrados por professores voluntários pertencentes à equipe do Centro de Convivência do Idoso Enkyo (CCI Enkyo). A cerimônia de entrega aconteceu no Salão Jinnai, na sede da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo, no bairro da Liberdade.

Na solenidade estiveram presentes o Vice-Presidente da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo e Presidente da Comissão de Serviço Social, Akinori Sonoda, o Secretário-Geral da Enkyo, Misao Adachi, a Chefe do Serviço Social, Marilza Harmi Nagao, a Gerontóloga do Centro de Convivência do Idoso Enkyo, Paula Akemi Nagai e os professores voluntários de informática: Gustavo Suto, Tadashi Asano e Ana Carolina Ventura.

Na abertura do evento, Akinori Sonoda relembrou que o florescimento das árvores de cerejeira do Japão acontece sempre no início das aulas e que as cerejeiras localizadas no jardim do Salão Jinnai floriram no dia da formatura. “No Japão existe o termo ’dez anos, um passado’, ou seja, uma geração a cada dez anos. Porém, agora temos em um, dois ou três anos grandes mudanças em nossa sociedade. Ao aprender a manusear o computador é possível se conectar com o mundo e encontrar amigos de dez, vinte, trinta ou quarenta anos atrás e um dos principais méritos que a utilização do computador nos traz é o fortalecimento de nossa mente. Mesmo nessa idade, eu também estou sempre à procura de novos desafios e gostaria que os senhores mantivessem o contato com essas novas tecnologias e continuassem treinando no computador ou mesmo no celular e, com isso, pudessem desfrutar ainda mais de tudo o que a vida pode nos oferecer”, discursou o Vice-Presidente.

Antes da distribuição dos certificados aos 43 formandos, a gerontóloga Paula Akemi Nagai entregou diplomas aos voluntários como forma de agradecimento pelos quatro meses repletos de dedicação e explicou aos presentes que “o objetivo das aulas da Enkyo é proporcionar a inclusão digital das pessoas com mais de 60 anos e graças ao apoio desses voluntários é possível passar conhecimentos básicos de informática, internet e e-mail dando a oportunidade para os idosos acessarem o mundo de informações online.”.

Jean Mizutori, escolhida como representante dos alunos, agradeceu em nome de todos à Enkyo pela oportunidade de participar do projeto Centro de Convivência do Idoso Enkyo e aos professores pelos ensinamentos, carinho, dedicação e paciência. “Tem horas que parece que nosso cérebro vai dar um ‘siricutico’, que é tanta coisa, são muitas palavras, e aqui é uma oportunidade, é tudo gratuito e agradecemos muito porque é tudo de coração. Fazer os cursos e assistir as palestras nos previne de muitas doenças e faz com que também façamos muitas amizades sinceras e boas para o corpo e espírito. Agradecemos também a Nair [aluna da turma de informática], que com toda a delicadeza e dedicação, também nos auxiliou nas nossas aulas. Muito obrigada à equipe da Enkyo, aos professores a as amigas que fizemos aqui. Após o curso vamos ver as lojas, fazer compras, almoçar com a turma da informática, turma do inglês e tudo isso faz muito bem pra gente”, comemora.

Animados, os professores reiteraram o quão foi gratificante ver o resultado e o crescimento de cada aluno conforme se passaram as semanas, e que o curso dado foi apenas uma iniciação e que agora dependeria de cada um para que pudessem continuar progredindo no mundo da tecnologia, lembrando que a junção do esforço e da dedicação trará a superação de barreiras e a continuidade do aprendizado.

O curso, com carga horária de 18 horas, teve início em 2013 em parceria firmada com o Instituto Paulo Kobayashi, que viabilizou na época a doação dos dez primeiros computadores e forneceu também a apostila que os alunos utilizam até hoje. Posteriormente o Hospital Nipo-Brasileiro doou dez computadores mais modernos, que por sua vez substituíram os anteriores. Desde o ano de 2013 já passaram pelo CCI Enkyo, 15 professores voluntários e mais de 300 alunos de informática.

O encerramento da cerimônia se deu com uma grande confraternização preparada por alunos e pela própria equipe do CCI Enkyo.


Compartilhe: